07 Jul Conversación con Juan Della Torre en la revista Mensageiro

La revista portuguesa Mensageiro ha entrevistado a Juan Della Torre, CEO & Founder de La Machi.

Mensageiro es una revista con 140 años de la Editorial del A.O. En la entrevista Juan habla de La Machi, la plataforma digital Click To Pray, la forma de comunicar del Papa Francisco y la comunicación de la Iglesia.

 

 

Advogado e publicitário, deixou o trabalho em grandes empresas para fundar a “La Machi”, uma agência de comunicação para boas causas, especializada em valores espirituais e no cuidado pela criação. Como é que esta transformação aconteceu na sua vida?

Foi fruto de uma viagem interior e exterior, que mudou a minha vida. Começou com a ida à missa. Eu trabalhava para grandes marcas, mas dei-me conta que as coisas mais importantes da vida aconteciam na Igreja. E quis servi-la com a minha profissão.

O que representou para si criar a plataforma digital “Click To Pray”?

Deu-me a oportunidade de pôr em prática aquilo para que me preparei: integrar a Teologia da Comunicação nos processos criativos, para descodificar verdades eternas numa linguagem moderna, aproximando-as dos jovens de hoje. No “Click To Pray” tive a oportunidade de trabalhar com a Companhia de Jesus, que tem excelentes profissionais na hora de trabalhar. Note-se que o nome “La Machi” vem de uma antiga tribo dos povos originários da América do Sul, que abraçou a fé em Cristo graças aos missionários jesuítas.

Considera o Papa Francisco o melhor comunicador do mundo, porque encontrou a melhor forma de transmitir a mensagem da Igreja: a partir do coração. Esta postura deve servir de exemplo a quem tem de comunicar a mensagem eclesial?

Certamente. E não só aos comunicadores da Igreja, mas a todos os que trabalham em jornalismo, publicidade, etc.

Que caminho precisam de percorrer as instituições da Igreja para ter uma abordagem mais profissional ao comunicar a sua mensagem?

Não ter medo dos novos desafios, não ter complexos na hora de comunicar. A nossa é a melhor História. E seguir o caminho percorrido pelos grandes comunicadores da História, que puseram a sua arte ao serviço da fé: Mozart, Miguel Angelo, Gaudí, etc.

A fé cristã é uma dimensão da vida pessoal que se reflecte no exercício da sua actividade profissional?

Sem dúvida. Todos nós, cristãos, temos a oportunidade de compartilhar o nosso dia com Jesus. O Espírito Santo acompanha-nos todo o dia. É maravilhoso quando alguém trabalha para e com Cristo. Todos podemos fazê-lo a partir do lugar que ocupamos. Sejas taxista, cozinheiro, médico ou jardineiro, podes dedicar o teu trabalho a Deus como uma forma de oração.