
07 Jul Conversation with Juan Della Torre in Mensageiro magazine
The Portuguese magazine Mensageiro has interviewed Juan Della Torre, CEO & Founder of La Machi. Juan talks about La Machi, the digital platform Click To Pray, Pope Francis’ style and the communication of the Church.
Advogado e publicitário, deixou o trabalho em grandes empresas para fundar a “La Machi”, uma agência de comunicação para boas causas, especializada em valores espirituais e no cuidado pela criação. Como é que esta transformação aconteceu na sua vida?
Foi fruto de uma viagem interior e exterior, que mudou a minha vida. Começou com a ida à missa. Eu trabalhava para grandes marcas, mas dei-me conta que as coisas mais importantes da vida aconteciam na Igreja. E quis servi-la com a minha profissão.
O que representou para si criar a plataforma digital “Click To Pray”?
Deu-me a oportunidade de pôr em prática aquilo para que me preparei: integrar a Teologia da Comunicação nos processos criativos, para descodificar verdades eternas numa linguagem moderna, aproximando-as dos jovens de hoje. No “Click To Pray” tive a oportunidade de trabalhar com a Companhia de Jesus, que tem excelentes profissionais na hora de trabalhar. Note-se que o nome “La Machi” vem de uma antiga tribo dos povos originários da América do Sul, que abraçou a fé em Cristo graças aos missionários jesuítas.
Considera o Papa Francisco o melhor comunicador do mundo, porque encontrou a melhor forma de transmitir a mensagem da Igreja: a partir do coração. Esta postura deve servir de exemplo a quem tem de comunicar a mensagem eclesial?
Certamente. E não só aos comunicadores da Igreja, mas a todos os que trabalham em jornalismo, publicidade, etc.
Que caminho precisam de percorrer as instituições da Igreja para ter uma abordagem mais profissional ao comunicar a sua mensagem?
Não ter medo dos novos desafios, não ter complexos na hora de comunicar. A nossa é a melhor História. E seguir o caminho percorrido pelos grandes comunicadores da História, que puseram a sua arte ao serviço da fé: Mozart, Miguel Angelo, Gaudí, etc.
A fé cristã é uma dimensão da vida pessoal que se reflecte no exercício da sua actividade profissional?
Sem dúvida. Todos nós, cristãos, temos a oportunidade de compartilhar o nosso dia com Jesus. O Espírito Santo acompanha-nos todo o dia. É maravilhoso quando alguém trabalha para e com Cristo. Todos podemos fazê-lo a partir do lugar que ocupamos. Sejas taxista, cozinheiro, médico ou jardineiro, podes dedicar o teu trabalho a Deus como uma forma de oração.